Cada vez mais os jovens têm acesso a tecnologias, especialmente as móveis. As suas habitações estão repletas de tecnologias!
Os professores recusam-se a acompanhar a evolução da sociedade, fazendo tudo o que podem para afastar as tecnologias, com medo que estas tomem o seu lugar. Eles utilizam as mesmas técnicas de ensino desde que iniciaram a sua carreira, há 30 anos. "Mas nós utilizamos as tecnologias na sala!", apressam-se a dizer quando alguém levanta a ponta do véu. Nos últimos anos trocaram os slides de plástico e um retroprojetor grande e de metal, por slides digitais e um retroprojetor portátil e de plástico.
Os professores teimam em querer "ensinar" os alunos, quando todo o conhecimento está disponível online, podendo os alunos fazer uma pesquisa onde e quando quiserem. O novo papel dos professores está na motivação dos alunos para a pesquisa, por criar-lhes interesse por temáticas que lhes sejam úteis de futuro e já não no dito "ensino", em que todas as cadeiras estão viradas para o professor e para o quadro de ardósia e giz. Perdão! Para o quadro digital.
Um pequeno artigo super interessante a guardar.
https://ninguemle2.wordpress.com/2016/03/01/maldita-tecnologia/
Sem comentários:
Enviar um comentário